juízo claro - meaning and definition. What is juízo claro
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is juízo claro - definition

Claro-escuro; Técnica claro-escuro; Claro-obscuro
  • Exemplo de efeito claro-escuro. ''David e Golias'', [[Caravaggio]].

Claro Jansson         
FOTÓGRAFO BRASILEIRO
Claro Gustavo Jansson
thumb|350px|O deputado gaúcho [[Glicério Alves, negociador da paz entre legalistas e revoltosos, posa à frente da residência de Claro Jansson, na pequena Itararé (SP) em outubro de 1930]]
Juízo de valor         
Um juízo de valor é um juízo sobre a correção ou incorreção de algo, ou da utilidade de algo, baseado num ponto de vista pessoal. Como generalização, um juízo de valor pode referir-se a um julgamento baseado num conjunto particular de valores ou num sistema de valores determinado.
Juízo Final         
  • O Juízo Final, D' [[Beato Fra Angelico]] (Galeria Nacional, Roma)
  • Mosteiro de Vincennes]], atualmente no [[Museu do Louvre]]
  • Michelângelo]].
  • Afresco, O Juízo Final D' [[Michelangelo Buonarroti]] ([[Capela Sistina]], Palácio Apostólico, Cidade do Vaticano)
VISÃO RELIGIOSA DO FIM DO MUNDO
Juízo final; Dia do Juízo Final; Dia do juízo final; Último julgamento; Juizo Final; Tribunal de Cristo; Julgamento Final; Consumação dos Tempos
Juízo Final, Julgamento Final, o Dia do Juízo Final, ou Dia do Senhor na Bíblia, é o julgamento final e eterno feito por Deus sobre todas as nações.

Wikipedia

Chiaroscuro

O chiaroscuro (palavra italiana para “luz e sombra” ou, mais literalmente, “claro-escuro”) é uma das estratégias inovadoras da pintura renascentista do século XV, junto ao sfumato, cangiante e unione. O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto, porém com número menor de nuances tonais, nas transições, se comparado com o sfumato. A técnica exige conhecimentos de perspectiva, dos efeitos físicos que a luz provoca nas diversas superfícies, dos brilhos, das tintas que estão sendo utilizadas e de sua matização. O chiaroscuro define os objetos representados sem usar linhas de contorno em todo o perímetro, mas principalmente pelo contraste entre as tonalidades do objeto e do fundo; faz parte de uma idealização que inclui a experiência da pintura, contrariando, de certo modo, a linearidade que caracteriza a pintura do Renascimento — os personagens de Leonardo existem em um espaço primariamente definido pela luz, em oposição a uma estrutura definida a partir da perspectiva na qual corpos e objetos são distribuídos individualmente.

O chiaroscuro tenta representar, no desenho e na pintura, sombras mais definidas, simulando o volume. Essa técnica geralmente não leva em conta a luz refletida, que pode ser vista na região de penumbra, e faz com que muitas formas sejam identificadas por fechamento.

A problematização da luz como modeladora da imagem leva os artistas do século XVI, do Maneirismo e do Barroco, a considerar as implicações psicológicas, os problemas técnicos e a categorizar a iluminação nos retratos. Desse modo, motivos escuros com iluminação dramática por um foco de luz vindo de uma única fonte, geralmente não exibida na cena, caracterizavam as pinturas de Ugo da Carpi (c. 1455–c. 1523), Giovanni Baglione (1566–1644) e principalmente Michelangelo Merisi da Caravaggio (1573–1610), que dá origem ao espírito do barroco italiano que ficou conhecido como Tenebrismo, onde os princípios do chiaroscuro são levados ao extremo.

Há quem afirme que Rafael foi o artista central no desenvolvimento das técnicas chiaroscuro e unione.